Mais de dois terços do corpo humano é constituído por água. Sem nenhum consumo de água, nosso corpo entra em colapso e pode evoluir a óbito em poucos dias. O cérebro humano é composto por 75% de água, o sangue por 81% e os pulmões por quase 90%. Uma pequena queda de 2% na quantidade de água do organismo pode levar a sinais de desidratação: memória a curto prazo difusa ou dificuldade em focar pequenas coisas, como o ecrã do computador, por exemplo. A desidratação leve é também uma das principais causas de fadiga durante o dia.
O corpo humano não trabalha nem sobrevive sem água, pois esta é importantíssima para que os teus mecanismos funcionem. Na verdade, todas as células e funções dos órgãos que compõem toda a nossa anatomia e fisiologia dependem da água para o seu funcionamento.
Sendo esta imprescindível à vida é fundamental que seja ingerida em abundância diariamente. Assim é recomendado, para indivíduos adultos saudáveis, a ingestão de cerca de 1.5L a 3L por dia para um ótimo funcionamento do organismo humano.
Embora a água seja a melhor bebida a ingerir para satisfazer a sede, pode também recorrer-se a outro tipo de líquidos sem adição de açúcar, álcool ou cafeína, como por exemplo a ingestão de cevadas, chás ou infusões.
A água é fundamental para manter o equilíbrio do organismo e ainda tem como funções:
- Ser componente essencial do sangue, linfa e de todas as secreções corporais;
- Intervir nos processos de digestão, absorção, metabolismo e excreção do organismo;
- Manter a temperatura corporal.