Em abundância nesta época do ano, a amora é uma fruta tropical, comum na Ásia, Africa e América, faz parte do grupo conhecido como “frutas vermelhas”, que carregam consigo poderosos atrativos à saúde.
Como as demais frutas vermelhas, a amora é rica em antioxidantes, também possui propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.
A amora possui também o resveratrol, que dá ao vinho tinto suas propriedades de aumento de saúde. O composto foi encontrado para parar de deterioração da visão, ajudar a reduzir o risco de câncer de pulmão, proteger contra cânceres de cólon e próstata e retardar o envelhecimento. Rica em vitamina C e flavonóides, que o torna um reforço imunológico natural e previne a gripe, tosse e resfriado e outras doenças. Amora também ajuda com problemas de gastrite e hepatite crônica. A antocianina rica que é encontrada nesta frutinha tem propriedades curativas para determinadas doenças e também é utilizado como corante alimentar natural.
Amoras são conhecidos para melhorar a circulação sanguínea e são benéficos como um anti-inflamatório que ajuda a baixar a pressão arterial e torna-lo menos suscetível à formação de coágulos sanguíneos e derrames. Suco de amora pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas, se você sofre de anemia. Além de tudo, estes ajudam a prevenir doenças cardíacas.
Na medicina chinesa, amoras são considerados como um tônico do sangue. Elas limpam o sangue, melhorando a circulação e ajudando a fortalecer o sistema inteiro. Ela enriquece o sangue no processo enquanto calmante, ajudando a acalmar os nervos.
Além de todos estes benefícios, esta frutinha é saborosa e vai muito bem em várias receitas!