Cálcio

O cálcio está envolvido no metabolismo de todas as células do corpo, desempenhando funções como:

  1. Fortalecer e dar estrutura a osso e dentes;
  2. Participar da coagulação sanguínea;
  3. Transmitir impulsos nervosos;
  4. Permitir a contração muscular;
  5. Manter o equilíbrio do pH sanguíneo;

Por ser muito utilizado no organismo, a baixa ingestão de cálcio pode causar deficiência desse mineral, que passa a ser retirado dos ossos para desempenhar suas outras funções no corpo. Quando este quadro se prolonga por muito tempo, podem surgir problemas como osteopenia e osteoporose, que são o enfraquecimento dos ossos.

Alimentos fonte de cálcio

O cálcio pode ser encontrado em alimentos como leite, iogurte, queijos e outros derivados, assim como em sardinha em lata, castanhas-do-pará, amêndoas, amendoim e tofu.

Para que um adulto atinja sua quantidade de cálcio recomendada por dia, ele deve consumir cerca de 200 ml de leite + 3 fatias de queijo minas + 1 iogurte natural por dia, por exemplo. No entanto, na maior parte das vezes não é preciso consumir tantos derivados do leite para se ter cálcio suficiente, pois algumas carnes e vegetais também contêm boas quantidades desse nutriente.

Absorção do cálcio

Para que o cálcio seja absorvido de forma eficiente é importante que seja ingerido sem alimentos que contenham cafeína, ferro, que está presente principalmente em carnes, e fitatos e oxalatos, presentes em vegetais como o feijão e o espinafre.

Outro fator essencial para a absorção do cálcio é a presença da Vitamina D, que estimula o intestino a absorver o cálcio ingerido e aumenta a fixação de cálcio nos ossos. No entanto, além do leite, poucos alimentos são ricos em Vitamina D, que é produzida principalmente quando a pele é exposta ao sol sem uso de protetor solar.

Além da alimentação, a atividade física, especialmente aquelas que envolvem impacto, como corridas ou caminhadas, também aumentam a eficácia da absorção do cálcio e estimulam o seu acúmulo na massa óssea.

Mais posts

Eu Quero Mais Saúde - Pitaya

Pitaya

A pitaya, além de linda e exótica, é cheia de benefícios para a saúde.Também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, nasce de um tipo de cacto da família dos Cactos epifitos, e inicia o seu período de safra em dezembro no Brasil. Além disso, é muito cultivada […]

Leia mais
Eu Quero Mais Saúde - Amêndoas: Saúde Para os Ossos

Amêndoas: Saúde Para os Ossos

Existe uma variedade de oleaginosas, e seu consumo diário trás benefícios. Elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que contribuem para um bom colesterol. Tem um efeito anti-inflamatório que pode evitar problemas cerebrais degenerativos. Possuem a ação antioxidante.  No caso da Amêndoa, um dos benefícios que se destaca, é que ajuda a tratar […]

Leia mais
Eu Quero Mais Saúde - Vitamina D - Onde Obter Vitamina D?

Vitamina D - Onde Obter Vitamina D?

Quais os sinais de que você está com deficiência de vitamina D? Onde obter vitamina D? Cansaço, fraqueza muscular, baixa imunidade, depressão, doenças nos ossos, problemas cardíacos, são alguns dos indícios de que você pode estar com deficiência de vitamina D. Descoberta em 1922, a vitamina D trate-se, na verdade, de um hormônio que pode […]

Leia mais
Eu Quero Mais Saúde - Alimentação Saudável: Pode Pizza?

Alimentação Saudável: Pode Pizza?

Atrás de receita de alimentação saudável e uma vida fit, mas não quer abrir mão de uma deliciosa pizza? Esta maravilha pode ser até um alimento funcional! Então, aqui vão algumas opções deliciosas de pizza saudável: Massa: Massa integral com gergelim e chiaMassa de couve flor, ovo e parmesão light (sem glúten)Massa de tapioca + […]

Leia mais