A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra ou gengibre amarelo, é uma raiz da planta da família Zingiberaceae, que tem origem na Ásia.
Seu uso na culinária é comum no tingimento de alimentos, devido a sua alta concentração de pigmento amarelo, sendo usada na mostarda e no famoso tempero Curry.
Mas o seu maior poder não está na cor, e sim nas suas propriedades medicinais, pois é um anti-inflamatório e anti-coagulante natural. A lista de seus benefícios é grande:
- Melhora a digestão
- Ajuda na perda de peso
- Combate resfriados e gripes
- Trata crises de asma
- Desintoxica o fígado
- Regula a flora intestinal
- Elimina vermes intestinais
- Trata problemas no fígado
- Estimula o sistema imune
- Alivia inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase
A cúrcuma pode ser encontrada natural (a raíz) ou em pó, e pode ser usada no preparo dos alimentos e em chás. Também existe a opção de consumir a cúrcuma em cápsulas de suplementação alimentar.
Para aumentar a absorção de curcumina no intestino é recomendado o consumo concomitante de pimenta do reino, gengibre ou azeite.
Para quem busca sempre substituir medicamentos por alimentos, a cúrcuma é um grande aliado no combate a certas doenças, podendo substituir:
- As estatinas no controle do colesterol
- Os corticosteróides
- Antidepressivos como Prozac, Fluoxetina e Imipramine
- Anti-inflamatórios como aspirina, ibuprofeno, naproxen, diclofenaco, dexamethasona, entre outros
- Anticoagulantes como o ácido acetil salicílico
- Quimioterápicos como Oxaliplatin
- Metaformin no controle de diabetes
Apesar de todos os seus benefícios, a cúrcuma não é recomendada para pacientes que tenham pedras na vesícula ou que estejam tomando medicamentos anticoagulantes concomitantes. Caso você esteja grávida ou amamentando, sempre consulte seu médico e/ou terapeuta antes de iniciar o uso de qualquer substância com finalidades terapêuticas.