Propriedades nutricionais dos alimentos verdes

Os alimentos verdes são uma grande promessa de vida longa e saudável!
 
Ricos em cálcio, magnésio, ferro, potássio, zinco, carboidratos, fibras, água, clorofila, vitaminas A, C, E e K. Estas são as principais características de todo o grupo de vegetais e frutas que possuem a cor verde.
 
Todos estes elementos são considerados antioxidantes por protegerem o nosso corpo de radicais livres, (moléculas produzidas naturalmente em nosso organismo quando respiramos ou praticamos atividades físicas).
 
Os radicais livres transitam em nosso corpo para evitar infecções, mas também podem lesionar ou matar nossas células, causando a oxidação da mesma. O resultado pode ser tanto o envelhecimento precoce, como o aparecimento várias doenças a exemplo das cardiopatias, ateriosclerose, diabetes e até mesmo o câncer. Ainda podemos considerar as propriedades fitonutrientes como poder dos alimentos verdes para fortalecer nosso sistema imunológico, em especial na absorção de células doentes, bem como combater os danos da radiação e luz ultravioleta.
 
Entre as propriedades vitais destes nutrientes é destacado a sua propriedade anticancerígena. Segundo o Informe Mundial do Câncer 2014, elaborado pela Agência Internacional de pesquisa da doença, nos próximos 20 anos se espera que os novos casos aumentem 70%, chegando a 25 milhões em 2025.
 
Um dos maiores estudos sobre a associação entre dieta e câncer, realizado nos últimos anos pelo EPIC (European Prospective Study Into Cancer), em mais de 500 mil pessoas de 10 países europeus, aponta que o risco da doença é minimizado pelo consumo frequente de fibras, frutas e vegetais, em especial vegetais de folhas verde-escuras. Estes têm comprovadamente fortes propriedades anticancerígenas, em especial no câncer de mama, de pele, pulmão e estômago.
 
Alguns alimentos verdes de grande importância:
 
Abacate: anti-inflamatório e anticancerígeno, regula o açúcar no sangue.
 
Alface: vitamina C, potássio e ferro, a alface e lactutina, que ajuda a acalmar e relaxar o corpo.
 
Brócolis: fibras, ajuda a saciar a fome e no emagrecimento. Bom para grávidas, pois tem ácido fólico, essencial para o feto.
 
Chá verde: redução no risco de alguns cânceres, inclusive de pele, mama, pulmão, cólon, esôfago e bexiga. Bom para digestão e aceleração do metabolismo
 
Couve: vitaminas A, D, potássio, cálcio e em fibras.
 
Espinafre: rico na proteção do organismo, contem o dobro da fibra de qualquer outro alimento verde. Combate o estresse e melhora o funcionamento intestinal. Possui ferro, magnésio, potássio e vitaminas A, B2 e K.
 
Kiwi: vitamina C, melhora o sistema imunológico, controle de açúcar no sangue e queimar calorias.
 
Pepino: rico em água e com baixo teor de calorias e de gordura, Possui vitaminas e de minerais bons para a pele, olhos e cabelo.
 
Rúcula: Cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C, e antioxidantes que combatem os radicais livres.

Mais posts

Eu Quero Mais Saúde - Pitaya

Pitaya

A pitaya, além de linda e exótica, é cheia de benefícios para a saúde.Também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, nasce de um tipo de cacto da família dos Cactos epifitos, e inicia o seu período de safra em dezembro no Brasil. Além disso, é muito cultivada […]

Leia mais
Eu Quero Mais Saúde - Amêndoas: Saúde Para os Ossos

Amêndoas: Saúde Para os Ossos

Existe uma variedade de oleaginosas, e seu consumo diário trás benefícios. Elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que contribuem para um bom colesterol. Tem um efeito anti-inflamatório que pode evitar problemas cerebrais degenerativos. Possuem a ação antioxidante.  No caso da Amêndoa, um dos benefícios que se destaca, é que ajuda a tratar […]

Leia mais
Eu Quero Mais Saúde - Vitamina D - Onde Obter Vitamina D?

Vitamina D - Onde Obter Vitamina D?

Quais os sinais de que você está com deficiência de vitamina D? Onde obter vitamina D? Cansaço, fraqueza muscular, baixa imunidade, depressão, doenças nos ossos, problemas cardíacos, são alguns dos indícios de que você pode estar com deficiência de vitamina D. Descoberta em 1922, a vitamina D trate-se, na verdade, de um hormônio que pode […]

Leia mais
Eu Quero Mais Saúde - Alimentação Saudável: Pode Pizza?

Alimentação Saudável: Pode Pizza?

Atrás de receita de alimentação saudável e uma vida fit, mas não quer abrir mão de uma deliciosa pizza? Esta maravilha pode ser até um alimento funcional! Então, aqui vão algumas opções deliciosas de pizza saudável: Massa: Massa integral com gergelim e chiaMassa de couve flor, ovo e parmesão light (sem glúten)Massa de tapioca + […]

Leia mais