Temperos e Especiarias

Ao longo das épocas na História, muitos temperos e especiarias foram considerados produtos de luxo. Hoje, o que encontramos com facilidade em mercados e feiras, já foi um dia usado como remédios e também moeda de troca. Os temperos e especiarias dão sabor e fazem bem à saúde. Abaixo seguem alguns que valem muito a pena consumir:

PIMENTA DO REINO: Possui forte poder digestivo devido à ação da piperina e melhora a absorção de alguns nutrientes encontrados nos alimentos. Demonstrou melhorar o metabolismo e contribuir para a eliminação de gorduras. É rica em antioxidantes, possui qualidade antisséptica. Como todas as pimentas, é capaz de reequilibrar a secreção de serotonina e dopamina.

AÇAFRÃO: Tem propriedades anti-inflamatórias. Ele também diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. Faz bem para a pele, além de diminuir o crescimento de bactérias e fungos, que provocam doença.

NOZ MOSCADA: Entre os minerais essenciais encontrados na noz moscada estão potássio, cálcio, ferro e manganês, que é um catalisador para quebrar gorduras e colesterol, um processo importante na perda de peso. A semente é rica ainda em vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina C, ácido fólico, riboflavina, niacina, vitamina A e muitos antioxidantes flavonoides como betacaroteno e criptoxantina que são essenciais para uma ótima saúde.

CANELA: Anticoagulante, antioxidante e antimicrobianas. A canela vem da casca da parte interna do tronco de uma árvore da família do louro. A casca é retirada da árvore e colocada pra secar ao sol, aí ela vai se enrolando, e formando o pau da canela, como nós conhecemos.

CRAVO DA ÍNDIA: O eugenol, seu principal componente, é importante anestésico local e antisséptico. O cravo contém ainda uma boa quantidade de sais minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio. Além disso, possui boa quantidade de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e beta-caroteno.

MANJERICÃO: Possui propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas. Além disso, o Manjericão também oferece nutrientes essenciais para o corpo e a mente, como as vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras omega-3. É uma ótima fonte de magnésio, que proporciona melhor fluxo sanguíneo.

LOURO: Rico em Vitamina A, Vitamina C, Ácido fólico, Ácido pantotênico, Niacina, Riboflavina, Minerais (selênio, zinco, potássio, selênio). Comumente, é utilizando como diurético, estimulante de apetite e também adstringente.

COENTRO: Rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês — além de quase não conter sódio –, o coentro faz bem para a pele e para o intestino, previne doenças do coração e é um grande aliado para emagrecer.

ORÉGANO: Tanto o orégano seco quanto as folhas frescas da erva possuem óleos voláteis com propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes, antioxidantes, entre outras.

ALECRIM: É uma boa fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina B6.

SÁLVIA: Possui ação anti-inflamatória e antioxidante. Sendo fonte de flavonoides fenólicos, luteolina, e muitos outros nutrientes, a sálvia é utilizada como medicamento natural para o tratamento de diferentes condições (como reumatismo), tratamento de Alzheimer, aromaterapia, dentre outras.

TOMILHO: O principal componente do tomilho é o timol, que apresenta propriedades antissépticas. Outro componente importante do tomilho é o carvacrol, que age contra as bactérias e apresenta uma variedade de flavonóides, incluindo apigenina, naringenina, luteolina e timonina.

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